Wednesday 27 August 2008

Receber o Inverno de braços abertos



A poucos dias do fim do mês esperam-se estatísticas a confirmar que Agosto foi o mês mais frio, ventoso e chuvoso dos últimos anos aqui em Inglaterra. O mesmo sucedeu no ano passado e agora culpa-se La Niña, um fenómeno atmosférico responsável pelo frio estival.

Após meses de antecipação, mais uma vez os britânicos estão a sofrer de depressão climatérica, uma baixa pressão composta de nuvens, chuviscos ou aguaçeiros que nos pairam sobre as cabeças. Como é que podemos absorver vitamina D, usar sandálias, comer gelados nestas circunstâncias infelizes? As minhas regras impedem-me de usar meias, casacos e gabardines em Agosto devido a uma ilusão impressa na minha mente portuguesa de que este mês significa calor, praia e férias. Mas o miserabilismo inglês persiste, com almas irritadas e mal-encaradas, vestidas com trajes invernosos, as lojas repletas de casacos de inverno e calças de fazenda, os meteorologistas animados quando as temperaturas sobem acima dos 16 ou 17 graus e quando não ocorrem monções.

A minha solução é repetir a receita que encontrei no ano passado para reagir a esta crise meteorológica: aceitar que é Outono ou mesmo Inverno. Este processo cognitivo pode ser feito a partir do início de Setembro e implica o seguinte:


  • Vestir-se para enfrentar o frio que está e não o calor fictício

  • Acender a lareira

  • Comer abóboras e legumes no forno e "crumbles" quentes e reconfortantes

  • Dar passeios em parques e começar a ver as folhas outonais como um sinal de entrada numa estação mais adequada a este país

  • Esquecer que a praia alguma vez existiu

No comments: