Wednesday, 18 March 2009

"Middle England"

Estou a ler "Adventures on the high teas-In search of middle England", de Stuart Maconie, autor do "Pies and prejudice" (sobre o Norte de Inglaterra).
No estilo de Bill Bryson, trata-se de um livro de viagens e comentário social humorístico. "Middle England", mais do que um local fisíco é um estado de espírito, uma paisagem social e moral assim como o é a "França profunda". Maconie andou em busca desta alma mítica do país que tanto podem ser os leitores xenófobos e retrógados do tablóide Daily Mail, como nostálgico que gostam de cerveja morna num pub rural e de ler a Jane Austen.
O Daily Mail é agora o segundo jornal mais vendido no Reino Unido a seguir ao Sun. A sua ideologia é patriótica, contra a União Europeia, contra o estado e a cultura dos subsídios, pelo sector privado, mais interessada no castigo, do que nas causas do crime, pelos valores familiares tradicionais.
Segundo o "New Statesman", a "Middle England" está instrinsicamente ligada à classe média conservadora e resistente a tudo o que é moderno ou diferente.
A viagem de Maconie começa no centro de Inglaterra, na zona de Warwickshire, Oxforshire e Cotswolds. Aqui na "Middle England" tudo é turístico, casinhas com telhados de colmo que parecem feitas de biscoito para atrair Hansel e Gretel, pessoas que se vestem com roupas Barbour e Burberry, que passeiam cães e defendem o desporto da caça à raposa (tornado ilegal pelo governo de Tony Blair). Daqui Maconie visita termas como Turnbridge Wells e outras terras, observando o que comem, como se divertem e comportam os nativos. É um retrato simpático do que se passa nos subúrbios, a nova geografia cultural da Inglaterra, e a revolução culinária que viu os "gastropubs" substituirem o "fish and chips".

No comments: