A minha última incursão no território dos observadores de tendências, que aplicam e misturam princípios da economia/estatística/psicologia/filofofia aos mais variados campos da actividade humana é o fabuloso "Black Swan", de Nassim Nicholas Taleb.
Partimos do princípio que todos os cisnes são brancos até aparecer um cisne negro (descoberto pela primeira vez na Austrália no século XVII), ou seja um evento imprevisível de alto impacto com um papel dominante ao longo da história.
A maneira como estamos programados para ver apenas cisnes brancos, construir padrões e interpretações e ignorar o que sai da norma faz com que tenhamos tendência para ignorar os "cisnes negros". Exemplos deste tipo de evento são a propagação da internet, a I guerra Mundial, e o 11 de Setembro, além da maior parte das recessões económicas como a Grande Depressão.
Esta é uma obra de filosofia com um forte teor empiricista e céptico que desafia os trâmites do pensamento convencional. Para Taleb as previsões económicas são tão fiáveis como as previsões astrológicas. Apesar de não podermos prever os cisnes negros podemos tentar ver o seu lado positivo e tentar treinar a mente para admitir a existência do acaso, do imprevisível, do desconhecido.
Outros livros recomendados neste molde:
Blink, Malcom Gladwell
The tipping point, Malcom Gladwell
Outliers, Malcom Gladwell
(http://www.gladwell.com/)
Freakonomics, Steven D. Levitt e Stephen J. Dubner ( http://freakonomics.blogs.nytimes.com/)
No comments:
Post a Comment