Wednesday 6 January 2010

Leitora-um perfil

Estamos numa nova década e tenho andado a pensar numa lista dos meus livros preferidos dos últimos dez anos. No entanto, esta lista não me aparece facilmente, não a consigo compilar, por falta de tempo e principalmente porque penso apenas nos livros que não li.
Talvez seja também necessária uma lista dos artigos que queria aqui escrever e não posso, mas isso é outro tema.
A escritora espanhola Rosa Montero defendeu que há um certo género de pessoas que "lêem contra o tempo", ou numa corrida para tentar ler o máximo antes da morte. Há os que lêem os livros mais do que uma vez, os que lêem partes de livros, outros que nunca acabam os livros.
Sendo este um espaço sobre leitura é importante definir o meu perfil de leitor:

1-Nunca leio o mesmo livro duas vezes (há tantos livros que quero ler que não me posso dar a esse luxo).
2-É rarissimo não acabar um livro, tem que ser muito mau para não me forçar a terminá-lo (acho que devemos isso ao autor no momento em que escolhemos ler).
3-Gosto de ter livros à minha volta mas deixei de ter uma relação fisíca com os livros no sentido em que me desfiz de vários caixotes cheios e mantenho outros numa garagem húmida (os livros não são pessoas).
4-Às vezes leio vários livros ao mesmo tempo.
5-Adoro a ideia do "livro dentro do livro", por exemplo um conjunto de romances da Alison Lurie em que uma personagem surge num livro e depois é referenciada ou aparece como personagem secundária noutro. No Jpod de Douglas Coupland, a personagem principal, Ethan e os colegas falam de Douglas Coupland e Ethan até se cruza com ele num avião.
6-Queria ler "Guerra e paz", mas faz-me imenso sono.
7-Não suporto o Harry Potter. É interessante que nesta última década os livros mais vendidos tenham a ver com universos mágicos, vampiros, ocultismo e conspirações religiosas. As pessoas não parecem querer ficção realista sobre temas mundanos (a minha preferida).
8-Gosto cada vez mais de biografias, não sei porquê, talvez por serem (na sua maioria) escritas por pessoas mais velhas com uma tendência para relativizar e analisar.
9-Leio poucos livros de história por ter estudado este tema na universidade e associa-lo a "ler por dever".
10-Quase nunca consegui ter uma conversa proveitosa sobre um livro. Se calhar duas pessoas a ler o mesmo livro estão na realidade a ler livros diferentes.
11-Quando viajo gosto de ler um livro que tenha a ver com o sítio para onde vou ou seja passado nesse sítio
12-Não gosto de prosa poética
Para já é isto...

No comments: