Friday 11 April 2008

Virago:Uma editora de Mulheres para Mulheres

A editora Virago comemora os seus trinta anos em Maio, uma idade ainda jovem para o que se tornou uma institução do meio editorial britânico.
Com um grafismo inconfundível, as capas verdes, e a publicações de obras raras, a Virago inspira as mulheres que publicam livros escritos por mulheres, alguns dos quais tinham inicialmente sido marginalizados pelas grandes casas editoriais.
Para celebrar os seus 30 anos de existência, a Virago vai publicar em capa dura, obras que são agora clássicos, com introduções de escritores contemporâneos.
Um dos mais falados, porque difícil de encontrar nas livrarias é o "Diary of a Provincial Lady" de E M Delafield, que é um relato divertido de uma senhora que vive em Devon com uma bela casa, marido (sempre adormecido ou escondido por trás do "Times") e cuja razão principal de viver é manter as aparências.
A Virago na realidade criou autores de culto e salvou escritoras como a Daphne du Maurier (sobre quem já escrevi neste blog) de uma reputação que as rebaixa a uma categoria de meros "romances de cordel" ou "thrillers" ou o degradante conceito de "livros para mulheres", ou seja sobre sentimentos, emoções,a vida normal, a casa, os filhos, as relações.
Sem qualquer vergonha, a Virago assumiu-se como uma editora feminista.

http://www.virago.co.uk/

Lista de livros da Virago que recomendo
  • The Clothes on their backs, Linda Grant. Uma rapariga tímida descobre que tem um tio extravagante, que a leva numa viagem ao passado e aos segredos que a família emigrante escondeu
  • The Women´s room, Marilyn French. Um clássico do feminismo dos anos 70. Um grupo de mulheres reúne-se para partilhar experiências
  • Rebecca, Daphe du Maurier. A inexperiente narradora casa com um homem 20 anos mais velho, o viúvo rico e misterioso, Max de Winter. A presença da primeira mulher, Rebecca é dominante e como defendeu a autora do livro este é um "estudo sobre o ciúme"
  • Heartburn, Nora Ephron. A autora do guião de "When Harry Met Sally" e outros filmes escreve histórias caústicas sobre relações amorosas. Aqui, Rachel Samstat, que adora cozinhar e produz receitas de culinária para um jornal pinta um retrato agridoce da sua paixão e casamento com um jornalista egocêntrico. No meio surgem receitas e o que elas significam para a protagonista.

1 comment:

Anonymous said...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Celulite, I hope you enjoy. The address is http://eliminando-a-celulite.blogspot.com. A hug.