Tuesday 29 September 2009

Serões da Província-Outono

De regresso à aldeia somos confrontados com uma carta em tom ríspido que nos informa que não estamos a cumprir as regras sobre o tamanho correcto para as sebes do jardim da frente e que as pessoas mal podem passar na rua, dada a luxuriante vegetação. Ainda mal aqui chegámos e já somos pessoas "non gratas" na terra. A verdade é que nem sequer sabiamos que eramos responsáveis pelas malditas sebes que me pareciam ao meu sentido estético citadino completamente verdejantes e regulares.
Descobri também que há interessantes actividades como o clube de badmington, de cricket, o grupo de jardinagem anunciadas num panfleto. Existe até um grupo de leitura muito exclusivo para o qual só se pode entrar por convite. Conheci dois membros desta quase sociedade secreta, ambos na casa dos 80 e vou ainda esta semana tentar imiscuir-me (adorava ser parte deste grupo geriátrico e ver quais as saus escolhas de leitura e análises literárias).
É óbvio que tenho que passar mais tempo na aldeia e sorrir aos meus vizinhos, em vez de pensar que estou em Londres e andar de óculos escuros e roupagens urbanas, criando enorme espanto neste cenário campestre. Não ajuda que esteja sempre a ir para Oxford na ânsia de me sentar em cafés e percorrer mercados e livrarias. Oxford tem edifícios magestosos e ruas com nomes fantásticos como a rua da Lógica. Parece que estamos na série "Reviver o passado em Brideshead" e há professores e alunos vestidos como nos anos 30, com ar distraído e livros e cadernos e isto para mim é o paraíso.
Entretanto a magnífica publicação da minha terreola informa-nos dos eventos previstos, como o jantar das colheitas, reuniões das comissões da aldeia sobre os controversos e ruidosos sinos da nossa igreja e uma lista dos vegetais premiados e respectivos produtores.
A minha missão principal agora para me tentar integrar na aldeia é encomendar uma caixa de legumes biológicos, que toda a gente carrega de um lado para outro. Produzidos numa quinta cercaneira, estes feiosos vegetais estão cobertos de terra e suculentas lagartas, mas recheados de nutrientes. Em Outubro a não perder é o festival da maça, de que vou enviar reportagem. Há anos escrevia sobre a turbulenta situação na Irlanda do Norte, agora sou para este modesto blogue, a correspondente das maçãs e outros temas de carácter hortícola e frutícola.

2 comments:

Matt said...

Looking forward to the apples...

den fremmede said...

Save some for us!