Saturday, 23 February 2008

Prosa em vez de Prozac






"One sheds one´s sickness in books"
D H Lawrence

Descobri que existe um programa de incentivo à leitura e de apoio terapêutico no norte de Inglaterra chamado "Bilioterapia", cujo lema é "Prosa em vez de Prozac". Tratam-se de clubes de leitura para grupos de pessoas com problemas psicológicos ou doenças mentais, desde depressão, a ansiedade, a senilidade (aqui a poesia é mais eficaz), dependências, desordens bipolares e outras. A ideia por trás desta iniciativa é que a leitura pode ser uma cura, os livros podem ter um efeito calmante (a mim nada me acalma mais do que estar numa biblioteca ou livraria, rodeada de estantes).
A experiência do grupo ajuda, claro, os participantes a sentirem-se menos isolados mas o facto de que têm que ler um livro para depois o debater distrai-os dos sintomas e o conteúdo é suposto anima-los ou faze-los pensar ou pôr as coisas em perspectiva. O programa "Get into Reading" foi fundado por Jane Davis, editora da revista "The Reader", juntamente com o departamento de saúde mental do Serviço Nacional de Saúde.
Mas a história mais engraçada é que a ideia surgiu a Jane Davis após ter lido o deprimente Shikasta de Doris Lessing (um romance de ficção científica ou realismo mágico) sobre o miserabilismo da condição humana. Davis escreveu à autora a dizer que o livro lhe tinha causado um esgotamento. Doris Lessing, que venceu o prémio Nobel e escreveu dezenas de obras respondeu por carta com um conselho: Leia mais...e a oferecer-lhe dinheiro para comprar livros.
Jane Davis assim fez e compreendeu que os livros aparentemente deprimentes podem ter um papel positivo na nossa sanidade mental.

Livros do Programa "Get into Reading":


Little Women, Louisa M Alcott (as relações de quatro irmãs durante a Guerra Civil americana)

The Kite Runner, Khaled Hosseini (vida no Afeganistão durante o regime dos Talibãs e a fuga que os papagaios de papel proporcionam)


Notes from a Small Island, Bill Bryson (leve e divertido, as impressões de um americano sobre a Inglaterra)


The Lauries, Edith Wharton (o dilema de uma jovem rica na Nova Iorque do início do século XX)

No comments: