Friday 30 November 2007

Um "Crumble " que Não Estraga a Dieta


Crumble Star Aniseed

Tendo passados os últimos 20 anos em dietas, especializei-me na adaptação de dietas engordativas em algo que possa satisfazer o apetite com menos calorias, gorduras e açucar. Nem sempre é fácil e acho que tenho tal fobia de açucar que os meus bolos não são os mais apetitosos do mundo. Mas não se pode ter tudo.


Nunca sou capaz de seguir receitas, tiro e adiciono ingredientes, modifico e invento, conforme as minhas restrições alimentícias e de maneira a que o prato final seja saudável, agradàvel à vista e saboroso.


Este "crumble" é delicioso e fácil de fazer e "engana", quem quer uma sobremesa mas está de dieta. Como sempre convem comer porções pequenas. Eu sirvo-o numas taças muito pequenas, brancas que podem ir ao forno.

Ingredientes
Frutos silvestres
maças reinetas
canela
gengibre em pó
mel
adoçante
erva-doce
"Star aniseed"
Casca ralada de laranja
amêndoa em pó (um óptimo substituto de farinha para vários pratos)
aveia em flocos
manteiga sem sal
xerez, vinho do porto ou moscatel ( tem que ser alcoólico e ultra doce!)
Método
Começa-se por fazer uma compota com os frutos silvestres numa colher ou duas de água, com o mel, as especiarias e com o vinho doce. À parte mistura-se as amêndoas raladas com a manteiga, oa aveia, o adoçante e mais canela, de maneira a formar uma consistência de areia grossa.
Coloca-se as maças cortadas às fatias grossas no fundo da travessa para ir ao forno. Cobre-se com a compota e depois cobre-se com as amêndoas-aveia. Vai ao forno duranye 30 ou 40 minutos.




1 comment:

Unknown said...

Olá Amiga!
Agradeço a receita, vou prová-la.
É engraçado encontrar-te aqui entre livros e petiscos.
Ainda me lembro das nossas dietas, das nossas conversas, ainda me lembro de Ti.
Estou agora no Algarve e sempre que passo pela tua açoteia não deixo de recordar algumas das tontarias que fizemos juntas.
Tenho também receitas quase deliciosas que não emagrecem mas também não engordam. Prometo que as copio para o teu blog.
Margarida Cláudio