Sunday 21 October 2007

Festival de Literatura de Cheltenham


Todos os anos em Outubro, a cidade de Cheltenham, em Gloucestershire em Inglaterra recebe o Festival de Literatura do "Times". Cheltenham é perfeita para o evento ou conjunto de eventos, sendo a "mais completa" em termos de conservação de edifícios originais das cidades do período da Regência entre 1811 e 1820, altura em que o rei George III foi considerado incapaz de reinar, devido a uma "loucura", que a pesquisa histórica veio a concluir era causada por uma doença do sangue. É um período de transição entre a exuberância "georgiana" e a austeridade "vitoriana".
Cheltenham tem pois uma arquitectura distinta, de teor neo-clássico, as ruas centradas em torno da "Promenade" têm um ar de "campus" académico do século XIX. Outra vantagem é ter magnifícos parques e jardins, além de restaurantes, cafés e lojas cheias de carácter.
O Festival traz ainda mais vida à pequena cidade, com escritores, participantes e espectadores agrupados a ler ou a conversar nos bancos do jardim em frente ao Queen´s hotel (o chá com scones é divino) ou no bar do "Main Hall" onde decorre a maioria dos eventos. Mas há os por toda a cidade, no teatro "Everyman", no anfiteatro gigantesco, do "Racecourse", das corridas de cavalos, no colégio interno para raparigas, em tendas no jardim da praça principal. Aqui, a livraria ou monstro de cadeia de livrarias que é a Waterstones que também patrocina o festival monta também tenda com os livros dos escritores convidados para o festival (não pensem que é uma tendinha) com café e espaço para autógrafos).
Toda a cidade fica imbuída do espírito do festival que começou em 1949 e tem vindo a crescer em termos da publicidade gerada e dos bilhetes vendidos. Os eventos são apresentações de livros, leituras, debates, "workshops", cursos de escrita criativa e poesia, seminários, teatros e actividades para crianças, passeios literários. O que é interessante é que é um festival democrático, no sentido em que os eventos são acessíveis em preço e em ausência de pretensiosmo. Aqui, os escritores são apluadidos e tratados como estrelas de cinema e interagem com os seus fãs com interesse e respeito.

No comments: