Friday 12 October 2007

Londres: Um guia pessoal e transmissível-Marylebone


Marylebone

Marylebone High Street é uma das minhas ruas preferidas em Londres por ter muito poucos turistas e manter a individualidade e carácter independente do comércio.
Situada a norte da Oxford Street tem excelentes restaurantes, cafés e lojas sem o mesmo bulício. Na Cramer Street, que é uma tranversal há um mercado de agricultura biológica e “delicatessen” aos Domingos, onde se pode encontrar desde aves (devidamente depenadas, que estamos no centro de Londres) a lustrosos legumes e frutas, peixe e ostras, pães e bolos divinais, queijos, flores, alfazema, mel e até vinhos ingleses de Sussex.
Originalmente fazia parte da aldeia medieval de Marylebone. No século XVII era um local onde se ia passear, como testemunha o prolífico cronista do reinado de Carlos II, Samuel Pepys, que fala dos jardins e espectáculos de fogo de artifício naquela zona. Estes jardins que, entretanto desapareceram, foram assinalados num mapa de 1746.
Sherlock Holmes, o famoso detective, criado por Arthur Conan Doyle vivia no número fictício 221b em Baker Street, que atravessa a Maryelebone High Street.
A maioria dos edifícios datam do princípio do século XIX.
Durante décadas Marylebone foi uma zona calma e populada por idosos endinheirados que queriam estar perto da célebre rua dos médicos e clinícas privadas: Harley Street. Mas nos últimos anos, a zona reinventou-se desde que a cantora Madonna foi para ali viver, apesar de ter mantido o carácter de “aldeia” eclética, a poucos passos da Oxford Street.

O que ler: Arthur Conan Doyle, “A Study in Scarlet”, a primeira obra do autor escocês com o detective Sherlock Holmes.
O que comer: Fishworks é uma cadeia de peixarias/restaurantes onde se pode comprar peixe e marisco ou comê-lo logo ali.
A não perder: Uma visita à livraria Daunt, que é especializada em livros e guias de viagens e foi fundada no início do século XIX. Com os painéis de madeira trabalhada em dois pisos e o tecto de vidro é uma das mais bonitas e agradáveis em Londres.

Para ver loja a loja o que se pode encontar em Marylebone High Street: http://www.streetsensation.co.uk/marybone/mh1_west.htm
Para ficar a conhecer a história desta rua e bairro:
http://www.marylebonevillage.com/index.cfm/pcms/site.home/

No comments: